Oficinas & Workshops

Confira algumas das Oficinas e Workshops que a Quimera Criações Artísticas oferece:
       
        Jogos e Técnicas de Palhaço
        com Jéferson Rachewsky

        Comicidade Física
        com Jéferson Rachewsky

        A Eloquência do Palhaço
        com Jéferson Rachewsky

        Jogos Teatrais para Professores
        com Juliana Wolkmer

        Dança Contemporânea para Crianças
        com Letícia Paranhos

        Coreogrupando
        com Luiz Manoel

        Expressão e Sensibilidade: 
        O que isso significa para Arte-educadores?
        com Lucia Panitz


Abaixo, maiores informações sobre as oficinas.


Oficina de Jogos e Técnicas de Palhaço,
Oficina de Comicidade Física e A Eloquência do Palhaço
Ministrante: Jéferson Rachewsky 
Público Alvo: Atores, artistas circenses, bailarinos e interessados em geral.
A “Oficina de Jogos e Técnicas de Palhaço” oferece ao ator-aluno a oportunidade de vivenciar na prática diversos exercícios teatrais e circenses voltados para o desenvolvimento e aprimoramento da linguagem cômica do palhaço, buscando sempre valorizar as potencialidades individuais de cada aluno.

Será trabalhado durante a oficina a percepção espacial, o foco, a triangulação, o corpo como instrumento cênico, a lógica do palhaço, o tempo cômico, a improvisação, a contracenação em dupla, em grupos e com o público.

Oficina de Comicidade Física”. De forma leve, lúdica e divertida, a oficina proporciona uma maior sintonia entre a mente criativa e o corpo expressivo. Serão trabalhados em aula jogos e exercícios cênicos inspirados no clown, na pantomima, nos cartuns, no cinema mudo e nas fotonovelas.

Já a oficina "A Eloquência do Palhaço" tem como seu maior foco o poder verborrágico d@ Palhaç@ através de sua lógica transgressora e divertida de ver o mundo.

Ministrante da oficina:
Jéferson Rachewsky é ator, palhaço, artista circense, professor de técnicas circenses, dublador, roteirista, dramaturgo, diretor e pesquisador da linguagem do Clown/Palhaço e da Comédia Muda.
Para maiores informações sobre o ministrante, CLIQUE AQUI.




Jogos Teatrais para Professores
Ministrante: Juliana Wolkmer
Público Alvo: Professores da Educação Infantil ao Ensino Médio, Educadores Populares e demais interessados em Arte Educação.

A oficina “Jogos Teatrais para professores” oferece ferramentas para a inserção do teatro na rotina pedagógica de forma mais orgânica, pois busca promover, a partir dos jogos, mudanças na percepção dos educadores sobre o ensino do teatro. A oficina introduz os fundamentos dos jogos teatrais e da improvisação, visando esclarecer e ampliar a aplicação pedagógica do teatro como área de conhecimento no currículo escolar.

O principal objetivo da oficina é desenvolver conteúdos e fazeres metodológicos arte-educativos para que os participantes consigam proporcionar a seus alunos uma vivência teatral voltada para a criação coletiva em sala de aula.

Objetivos
Orientar o professor-aluno quanto à utilização do jogo teatral como recurso didático;
Utilizar a improvisação no processo de montagem e como recurso de cena;
Vivenciar a criação coletiva e sensibilizar o professor-aluno quanto à importância do teatro e a sua utilização na formação de um ser humano pleno integrado com seu mundo e consigo mesmo;
Propor aos professores-alunos participantes que compartilhem a experiência vivenciada na oficina com os seus alunos, multiplicando assim o conhecimento e incentivando a criatividade e o  fazer artístico em sala de aula.




Dança Contemporânea para Crianças
Ministrante: Letícia Paranhos
Público Alvo: Crianças de 8 a 12 anos

A oficina de Dança Contemporânea para Crianças oferece um momento de integração, motivação, criação e trabalho em grupo. A aula é desenvolvida com tecidos, que são utilizados para aquecimento corporal articular, preparando o corpo para o trabalho; jogos corporais utilizados na linguagem da dança-teatro, experimentando diferentes motivações para aguçar a imaginação e a criatividade; o desenvolvimento de movimentos de dança e valências físicas, tais como, giros, saltos, equilíbrios, rolamentos, coordenação motora e flexibilidade; e criar movimentos e cenas de dança coletivamente.

O principal objetivo da atividade é desenvolver as capacidades corporais e imaginativas das crianças sem um foco na codificação dos movimentos da dança, e sim, no fazer, experimentar, criar, libertar e conviver, fazendo assim com que ampliem suas possibilidades corporais e criativas, sempre pensando e visando o trabalho coletivo.




Coreogrupando
Ministrante: Luiz Manoel
Público Alvo: Pessoas que gostem de dançar

A oficina Coreogrupando é destinada a pessoas que tenham paixão por dança e coreografia.  Partindo do pressuposto que o corpo dançante é um organismo vivo, independente e pulsante, movido pela sua própria vontade, a proposta dessa atividade é investigar as possibilidades corporais dos participantes, a fim de se levantar  o máximo de material dançante criativo, para formar um repertório de movimentos que serão transformados em sequências coreográficas feitas em grupo.

Na aula trabalharemos em cima das noções de tempo, ritmo, pulsação e movimento. O principal objetivo é propiciar ao participante um ambiente descontraído e divertido, mostrando que para dançar, basta querer.




Expressão e Sensibilidade: O que isso significa para Arte-educadores?
Ministrante: Lúcia Panitz
Público Alvo: Arte-Educadores;

Metodologia
Explanação oral do workshop;
Experimentações em pequenos grupos;
Trabalho com as diferentes linguagens artísticas: cênicas,  música e visuais;
Apresentação coletiva das produções criadas provocando a reflexão sobre o entrelaçamento dessas diferentes formas de expressão.

Objetivos
Oportunizar vivências interdisciplinares que possibilitem a expressão e a sensibilidade artísticas;
Proporcionar trocas de experiências entre os participantes, a partir de suas vivências profissionais e pessoais, enriquecendo a reflexão sobre a prática em sala de aula;
Criar, a partir das diferentes linguagens, representações  artísticas que aguçam a sensibilidade para o fazer coletivo.