quarta-feira, 27 de julho de 2016

“DAS CINZAS CORAÇÃO” – Processo de criação: CONCEPÇÃO ESTÉTICA

Quimera Criações Artísticas - Palhaçaria feminina - Comicidade física
Valquíria Cardoso e Jéferson Rachewsky em
"Das Cinzas Coração". Foto by Claiton Dornelles

Na busca por uma linguagem popular, direta, empática, acessível, divertida e encantadora, o grupo decidiu utilizar-se da comicidade física como sua principal forma de expressão, criando um número circense completamente sem diálogos, onde apenas a expressão corporal do elenco e a trilha sonora foram utilizadas para desenvolver a trama.

Quimera Criações Artísticas - Palhaçaria feminina - Comicidade física
Valquíria Cardoso vive a dona de casa
Aurora em "Das Cinzas Coração"
(o nome da personagem é uma
homenagem à Aurora Fúlgida,
atriz de destaque dos primórdios
do cinema brasileiro)
Por abordarmos em nossa dramaturgia a questão do sofrimento e do desrespeito em decorrência do papel que a mulher brasileira tem sido forçada a desempenhar ao longo da história, buscamos formas cênicas e estéticas para enfatizar o tema abordado, buscando provocar no público não só a diversão, mas também a reflexão sobre comportamentos sociais arcaicos que se mantêm vigentes na contemporaneidade. 

Em razão disso definimos que iríamos recriar fielmente um velho filme de comédia muda dos anos 20, buscando assim causar um forte impacto visual entre “o antigo” e o “moderno” para que, em todos os aspectos, o público presenciasse a exibição de um padrão comportamental obsoleto em ação nos dias de hoje, incitando-os a reflexões e questionamentos. A concepção visual de "Das Cinzas Coração" tem a assinatura de Valquíria Cardoso.

Buster Keaton - Comédia muda
Uma importantíssima inspiração em nosso trabalho
foi a atriz norte-americana Sybil Seely. Aqui a vemos
em "One Week", filme de Buster Keaton (1920)

Cinema brasileiro
Aurora Fúlgida, citada pela Enciclopédia
do Cinema Brasileiro como a primeira
atriz a causar impacto no cinema do Brasil

Nosso número circense é uma versão bem abrasileirada deste gênero cinematográfico, onde aproveitamos para explorar diversos recursos e técnicas (como a pantomima, a dança, a música, o malabarismo, a manipulação de objetos extra-cotidianos, além de adereços e cenário com trucagens elaboradas), visando acrescentar qualidade e ampliar o nosso leque de possibilidades cênicas.

O cinema mudo em cena: em “Sherlock, Jr.”, Buster Keaton (no centro
e na a direita) brinca com as possibilidades de personagens
atravessando a tela do cinema, expandindo os limites entre 
o “mundo real” e o “mundo ficcional”. O filme é de 1924.

Das Cinzas Coração
Direção: Jéferson Rachewsky
Elenco e Dramaturgia: Valquíria Cardoso e Jéferson Rachewsky
Trilha e pesquisa sonora: Arthur de Faria
Concepção visual e figurinos: Valquíria Cardoso
Cenografia e adereços: Alex Limberger, Diego Steffani e Valquíria Cardoso
Contemplado pelo Prêmio FUNARTE Caixa Carequinha de Estímulo ao Circo em 2014.