quinta-feira, 21 de julho de 2016

“DAS CINZAS CORAÇÃO” – Processo de criação: TRILHA SONORA

Jéferson Rachewsky, Valquiria Cardoso e Arthur de Faria nos bastidores de "Das Cinzas Coração"
Jéferson Rachewsky, Valquiria Cardoso
e Arthur de Faria nos bastidores de
"Das Cinzas Coração"

Definida nossa concepção estética, Arthur de Faria (músico, arranjador, compositor, produtor de discos, jornalista, radialista e mestre em literatura brasileira pela UFRGS, responsável por nossa trilha sonora) tratou de aprofundar sua extensa pesquisa a cerca dos primórdios da história da música brasileira, desenvolvida ao longo de sua carreira. Como pesquisador, Arthur de Faria tem recolhido e sistematizado material sobre a história da música do Rio Grande do Sul, que já resultou em dezenas de artigos e ensaios em livros e fascículos, no livro com 5 CDs “Um Século de Música no RS” e no e-book “Música Popular de Porto Alegre – Uma História”, que vem sendo publicado no site “sul21.com.br”, além do site “soundcloud.com/musicadeportoalegre” em que analisa a produção musical produzida entre os anos de 1750 a 1930.

A música, sem sombra de dúvida, tem um papel de grande destaque em nosso projeto, sobretudo devido ao fato de nossa encenação ser completamente sem diálogos, sendo apenas a expressão corporal do elenco e a trilha sonora utilizadas para desenvolver a trama, instaurar climas e estabelecer as comunicações entre personagens e platéia. Para criar uma versão circense bem abrasileirada deste gênero cinematográfico, a trilha sonora foi repleta de chorinhos, sambas, maxixes e polkas, remetendo o espectador a tempos esquecidos do passado brasileiro, contribuindo assim para os objetivos de nossa encenação, nossa estética e nossa dramaturgia, promovendo também mais um importante resgate de nossa cultura.

DAS CINZAS CORAÇÃO”, junta o charme do cinema mudo com a comicidade do palhaço para nos contar a história de Aurora, que também poderia ser a história da maioria das mulheres. Uma comédia sobre desigualdade de gênero produzida por Quimera Criações Artísticas, contemplada pelo Prêmio FUNARTE Caixa Carequinha de Estímulo ao Circo em 2014.

Aproveitamos para parabenizar nosso querido Maestro Arthur de Faria por sua recente indicação ao 29º Prêmio Shell 2016 de Teatro de São Paulo pela trilha sonora do espetáculo "A tragédia Latino-americana" de Felipe Hirsh.

Visite os links abaixo e conheça um pouquinho mais sobre Arthur de Faria, sua pesquisa histórica da música popular e algumas de suas trilhas sonoras compostas para o teatro e para o cinema:

Música de Poa - 1750/1930 - SOUNDCLOUD

Uma História da Música Popular de Porto Alegre - FACEBOOK

Arthur de Faria - TRILHAS SONORAS