Das Cinzas Coração - Espetáculo

DAS CINZAS CORAÇÃO 
- espetáculo de Clown/Palhaç@, Circo, Teatro, Cinema e Música
Quimera Criações Artísticas (a partir de 2020)
Quimera Criações Artísticas & Teatro Ateliê (de 2015 à 2019)

Em cena, Letícia Paranhos e Jeferson Rachewsky. Foto by Marcelo Diehl

    Espetáculo contemplado pelo Prêmio FUNARTE Caixa Carequinha de Estímulo ao Circo 2014Prêmio Açorianos de Teatro 2018 nas categorias de Melhor Cenografia (Alex Limberger e Daniel Fetter) e Melhor Figurino (Valquíria Cardoso). E indicado nas categorias de Melhor Espetáculo, Direção, Ator, Atriz, Iluminação e Trilha sonora. Indicado em 2019 ao Prêmio Cenym da ATEB - Academia de Artes do Teatro do Brasil nas categorias Melhor Maquiagem (para Valquiria Cardoso​), Melhor Efeitos Sonoros ou Trilha Fragmentada (para Arthur de Faria), Melhor Sonoplastia (para Arthur de Faria) e Melhor Adereços (para Valquiria Cardoso e Diego Steffani)​.

    “Das Cinzas Coração” é uma comédia sobre desigualdade de gênero que junta o charme do cinema mudo a técnicas de palhaço para contar, com graça e sensibilidade, um dia aparentemente cotidiano na vida de Aurora - jovem cheia de habilidades subestimadas, sufocada entre desejos adormecidos e sua realidade opressiva tão comum a tantas mulheres brasileiras.

    Espécie de versão abrasileirada das comédias mudas cinematográficas dos anos 20 (principalmente nos filmes do ator e diretor Buster Keaton e em sua partner Sybil Seely), o espetáculo simula um filme preto & branco, utiliza gags e técnicas circenses para desenvolver a trama e conta com uma trilha ao vivo como a feita pelos “pianeiros” da época.

    No ano de 2019 "Das Cinzas Coração" integrou a programação do 22° Circuito Nacional Palco Giratório SESC, realizando apresentações e oficinas em diversas cidades nos estados do Piauí, Ceará, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Amazonas, Alagoas, Paraíba, São Paulo, Rondônia e Bahia, além do Distrito Federal. Também neste mesmo ano foi convidado a integrar a programação do CIRCOS - Festival Internacional SESC de Circo (SP).

    A partir do ano de 2020 o espetáculo passou a contar com uma nova formação, sendo agora estrelado pela atriz, bailarina e coreografa Letícia Paranhos que contracena com Jéferson Rachewsky, ator, palhaço, artista circense e também o diretor do espetáculo. Ambos são integrante da Quimera Criações Artísticas, cia. de Circo-Teatro que desenvolve uma intensa pesquisa nas linguagens da palhaçaria e da comicidade física. A trilha sonora é executada ao vivo por Dunia Elias.














Ficha técnica

Direção: Jéferson Rachewsky
Dramaturgia: Jéferson Rachewsky, Valquíria Cardoso e Letícia Paranhos
Elenco: Jéferson Rachewsky e Letícia Paranhos
Trilha sonora: Dunia Elias
Concepção visual e figurinos: Valquíria Cardoso
Cenografia: Alex Limberger e Valquíria Cardoso
Adereços: Diego Steffani e Valquíria Cardoso
Criação de luz: Osvaldo Perrenoud
Operação de luz: Daniel Fetter
Criação de vídeo: Walter Diehl
Operação de vídeo: Luiz Manoel Oliveira / Walter Diehl
Fotos: Mauro Ramalho e Marcelo Diehl
Arte gráfica: Jéferson Rachewsky
Faixa etária: 12 anos
Tempo de duração: 45 minutos (aproximadamente)


Teaser do espetáculo (2022):

Teaser de temporada (2023):


Letícia Paranhos. Foto by Marcelo Diehl

Jeferson Rachewsky. Foto by Mauro Ramalho