O Mirabolante Rei das Tretas - Espetáculo


SINOPSE

"O Mirabolante Rei das Tretas" (também intitulado "A Mirabolante Roupa Nova do Rei") trata-se de um espetáculo dinâmico e divertido idealizado para os adolescentes e as crianças de nosso tempo, mas que agrada ao público geral devido às situações hilárias que são apresentadas. É uma dramaturgia inédita livremente inspirada na clássica obra “A Roupa Nova do Rei” (de 1837) do dinamarquês Hans Christian Andersen e na obra “O Inspetor Geral” (de 1836) do russo Nikolai Gogol.

Situada em um reino muito esquisito, perdido no tempo e no espaço, nossa história narra as aventuras e desventuras de um rei que faz de tudo (ou manda seus súditos fazerem por ele) para realizar seu sonho fútil de possuir a mais mágica e preciosa das roupas.

Nem mesmo o caos desenfreado que toma conta do lugar e que afeta a todos os tresloucados personagens que transitam pelo castelo será capaz de impedir este obstinado rei de tornar-se em definitivo o ser mais elegante do universo. Ou não! Resta assistir as hilariantes confusões deste espetáculo para acompanhar sua trajetória e seu desfecho final, repletos de surpresas e artimanhas.

 “O Mirabolante Rei das Tretas” é a mais nova produção da Quimera Criações Artísticas – companhia de Circo-Teatro que desenvolve  trabalhos autorais comprometidos com a originalidade e qualidade, e que em 2014 foi contemplada com o Prêmio Funarte Caixa Carequinha de Estímulo ao Circo e que neste ano de 2019 está integrando a programação da circulação nacional do Festival Palco Giratório SESC com o espetáculo "Das Cinzas Coração", realizado em conjunto com o grupo Teatro Ateliê e com Arthur de Faria.

Em 2018 o espetáculo "O Mirabolante Rei das Tretas" foi selecionado para integrar a programação local do Festival Palco Giratório SESC de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. E em 2019 foi convidado a participar da  21ª Mostra SESC de Culturas Cariri no Ceará.
  



Vencedor do Prêmio Tibicuera de Teatro para Público Infanto Juvenil 2017 na categoria Melhor Atriz Coadjuvante para Juliana Wolkmer, e  indicado à:

Melhor Espetáculo 

Melhor Direção, para Jéferson Rachewsky

Melhor Ator, para Denis Gosch

Melhor Atriz, para Letícia Paranhos

Melhor Cenografia, para Alex Limberger e Valquíria Cardoso

Melhor Figurino, para Valquíria Cardoso

Melhor Trilha Sonora, para Roberto Chedid

Melhor Dramaturgia, para Jéferson Rachewsky



ABORDAGEM NAS ESCOLAS

A divertida história ficcional O Mirabolante Rei das Tretas traz à tona importantes e atuais temas para debate como ética, consumismo, política e relações de poder, que podem ser explorados e aprofundados em sala de aula a partir da perspectiva de diferentes disciplinas.

Oferecemos MATERIAL PEDAGÓGICO elaborado por profissionais da educação para ser utilizado com os estudantes em sala de aula, antes e após o espetáculo.


PÚBLICO ALVO

O espetáculo contempla a diversão de todos, mas é indicado para crianças a partir de sete anos.


CONCEPÇÃO

O estilo de encenação de nosso espetáculo foi definido através de jogos e técnicas de clown/palhaço (de picadeiro, de palco e do cinema mudo), garantindo graciosidade e a cumplicidade junto ao público. Um intenso trabalho de pesquisa corporal desenvolvido pelo grupo, inspirado nos desenhos animados e cartoons, proporciona à performance uma maior riqueza visual.




O GRUPO

Para este novo trabalho da Quimera Criações Artísticas se agregam novos integrantes, todos experientes e conceituados no teatro gaúcho, tanto na área de atuação, quanto na de licenciatura e pesquisa acadêmica. Entre eles, destacamos:

Juliana Wolkmer: Atriz e professora de Teatro e História. Mestranda em Artes Cênicas – UFRGS e pesquisadora nas áreas de Teatro e Educação. Possui Especialização em Pedagogia da Arte – UFRGS, Graduação em Teatro – UFRGS (Licenciatura e Interpretação Teatral) e História - UFRGS. Recebeu indicação ao Prêmio Açorianos 2015 de Teatro como Melhor Atriz Coadjuvante pela atuação no espetáculo “Congresso Internacional do Terrorismo” – direção Patrícia Silveira. Nos dois últimos anos atuou em espetáculos como “Aos Sãos”, ganhador do Prêmio Açorianos Revelação 2016 de Melhor Espetáculo, Direção e Júri Popular – direção Thais Andrade, “As Lágrimas de Heráclito” – direção Patrícia Silveira, além das óperas “Don Pasquale” (OSPA – Orquestra Sinfônica de Porto Alegre), “Dido e Enéas” (Prêmio Açorianos de Música na categoria Espetáculo do Ano 2012) e “Orfeu”, todas com a direção cênica de Camila Bauer.

Letícia Paranhos: Coreógrafa, bailarina, atriz e diretora do N Amostra – Grupo de Pesquisa em Movimentação Contemporânea. Licenciada em Educação Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (RS) e pós-graduada em nível de especialização em Dança e Consciência Corporal pela Universidade Gama Filho (RJ). Formada em Ballet Clássico pela Escola de Ballet Lenita Ruschel (POA-RS). Como bailarina, estudou e trabalhou com coreógrafos como Luis Arietta, Ivan Motta, Mário Nascimento, Deborah Ruschel, Jussara Miranda e Diego Mac. Em 2016 integrou o elenco da Cia. Municipal de Dança de Porto Alegre. Como atriz trabalhou com os diretores Ronald Radde, Lucia Bendati, Camila Bauer e Jezebel Di Carli. Recebeu diversos prêmios (como Melhor Bailarina da XX Edição do Festival de São Leopoldo, e no Festival Brasil em Dança) e indicações (como Prêmio Açorianos de Melhor Bailarina e Tibicuera de Melhor Atriz).

Lúcia Panitz: Bacharel em artes cênicas – Interpretação Teatral pelo Departamento de Arte Dramática da UFRGS em 1999. Desde este mesmo ano tem ministrado diversas oficinas, cursos e palestras de teatro. Como atriz teatral destaca-se sua participação nos espetáculos “O Equilibrista” – direção de Gina Tochetto, além de “A Pior Peça de Teatro do Mundo” e “Mesa pra Seis”, ambas com direção de PR Berton. Como atriz de Cinema e de TV destacam-se as produções “Doce de Mãe” (seriado – Rede Globo TV) – direção de Jorge Furtado, “O Dia em que Jesus falou Português” (Curta Metragem – RBS TV) – direção de Aristides Carvalho e Gina O’Donnel, além de “Capodanno” (Curta Metragem) – direção de Miguel Rodrigues.

Denis Gosch: Ator, diretor, bailarino e produtor cultural, bacharel em Interpretação Teatral pelo Departamento de Artes Dramáticas da UFRGS desde 2004. Foi diretor Artístico do Natal Luz de Gramado por 4 anos. Já atuou em espetáculos sob direção de Paulo Guerra (ganhou o Prêmio Tibicuera 2001 de Melhor Ator), Marco Fronchetti, Luciano Alabarse, Roberto Oliveira, Lúcia Bendatti, Daniel Colin e, sob a direção de Jezebel De Carli, "Hotel Fuck..." (indicado ao Prêmio Açorianos 2011 de Melhor Ator e recebeu o 6º Prêmio Braskem em Cena de 2011 de Melhor Ator). Atua, desde 2004, como bailarino na Mouvere Cia de dança coordenado por Jussara Miranda e faz parte do Macarenando Dance Concept (tendo sido indicado ao Prêmio Açorianos de Dança de Melhor Bailarino pelo espetáculo "100 Formas para o Amor"). Por "Consonantes" da Cia de Flamenco Del Puerto foi indicado ao Prêmio Açorianos de Dança de Melhor Direção.

Luiz Manoel Oliveira: Ator e pesquisador graduando em Teatro, com ênfase em Interpretação Teatral, pela UFRGS desde 2011. Vencedor do Prêmio Açorianos Revelação de Teatro 2015 de Melhor Ator Coadjuvante por sua atuação no espetáculo “Cadeia Alimentar” (espetáculo vencedor também dos prêmios Revelação de Melhor Espetáculo e Melhor Direção) – direção de Matheus Melchionna. Destaque entre outros de seus principais trabalhos: “No Ar” (Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante no 2º Montenegro em Cena), “Aos Sãos” (ganhador do Prêmio Açorianos Revelação 2016 de Melhor Espetáculo, Direção e Júri Popular) – direção Thais Andrade e “B’Day [UReady!?]” (participante da programação do 11º Palco Giratório Sesc POA 2016) e “Missão Água” (eleito Melhor Espetáculo Infantil 2016 pelo Júri Popular) – direção de Roberto Oliveira / Depósito de Teatro.


DIREÇÃO E DRAMATURGIA

A direção e a dramaturgia do espetáculo são de Jéferson Rachewsky. Ator, palhaço, artista circense, dublador, professor, roteirista e pesquisador da linguagem do Clown/Palhaço e da Comédia Muda, Jéferson Rachewsky iniciou-se artisticamente em 1991 no Teatro de Rua e desde então realizou diversos trabalhos no teatro, circo, TV e cinema. Desenvolve desde o ano de 2000 uma intensa pesquisa sobre o clown e a comédia muda, mesclando as linguagens do circo, teatro, cinema e cartum. De 2007 até 2014 integrou o elenco do Circo-Teatro Girassol onde foi um dos fundadores do CLUP – Núcleo de Pesquisas do Palhaço. Vencedor do Prêmio Tibicuera 2014 de Melhor Ator Coadjuvante pelo espetáculo “As Aventuras do Pequeno Príncipe”, de Camila Bauer. Indicado ao Prêmio Tibicuera 1999 de Melhor Ator Coadjuvante pelo espetáculo “Dráuzio, um vampiro diferente”, de Vanize Carneiro.

Como professor, instrutor e educador, desde 1995 tem dado diversas oficinas de teatro e de técnicas circenses para artistas profissionais, estudantes de artes, crianças e adolescentes atendidos por projetos sociais e para o público em geral. Como membro do CLUP/Circo Girassol, ministrou oficinas e workshops de palhaçaria por várias cidades do Brasil. Em 2013 e em 2014 foi convidado pelo Departamento de Artes Dramáticas da UFRGS para ministrar sua oficina intensiva “Jogos e Técnicas de Palhaço”. Atualmente oferece oficinas regulares de técnicas de palhaço e de comicidade física no Espaço n (Porto Alegre) e no interior do Rio Grande do Sul.




FICHA TÉCNICA

Direção e Dramaturgia: Jéferson Rachewsky
Direção de arte: Valquíria Cardoso
Elenco: Juliana Wolkmer, Letícia Paranhos, Lúcia Panitz e Denis Gosch (e Luiz Manoel Oliveira, como ator stamby)
Produção: Luiz Manoel Oliveira
Trilha sonora: Roberto Chedid
(canções com parceria de Jéferson Rachewsky)
Participação especial de Simone Raslan
Adereços e Figurinos: Valquíria Cardoso
Cenário: Alex Limberger Valquíria Cardoso
Cenotécnico: Daniel Fetter
Iluminação: Luiz Acosta 
Operação de luz: Fabiana Santos
Coreografias: Letícia Paranhos e Denis Gosch
Arte gráfica e Identidade visual: Jéssica Barbosa
Fotografias: Adriana Marchiori
Parceria cultural: Espaço nTeatro Ateliê e Mimos e Decor