Origem do grupo


    No ano de 2014, em busca de uma maior autonomia e autenticidade, Jéferson Rachewsky convidou outros artistas que compartilham de uma mesma paixão pela arte popular e pela comicidade do palhaço para mesclarem suas experiências e, explorando suas potencialidades, desenvolverem  trabalhos autorais comprometidos com a originalidade e qualidade. Formou-se assim uma nova Cia. de circo e teatro: a Quimera Criações Artísticas, aliando pesquisa, resgate e inovação, com espetáculos marcados pelo humor e pela crítica social.

    "Das Cinzas Coração", nosso trabalho de estréia, foi contemplado pelo Prêmio Funarte Caixa de Estímulo ao Circo 2014, em uma criação conjunta com o Teatro Ateliê (parceria esta de 2015 à 2019). O espetáculo recebeu os Prêmios Açorianos de Teatro 2018 oferecido pela Secretaria Municipal da Cultura da cidade de Porto Alegre nas categorias de Melhor Cenografia (Alex Limberger e Daniel Fetter) e Melhor Figurino (Valquíria Cardoso), tendo sido indicado também nas categorias de Melhor Espetáculo, Direção (Jéferson Rachewsky), Ator (Jéferson Rachewsky), Atriz (Valquíria Cardoso), Iluminação (Daniel Fetter / Osvaldo Perrenoud) e Trilha sonora (Arthur de Faria). Em 2019 foi indicado ao Prêmio Cenym da ATEB - Academia de Artes do Teatro do Brasil nas categorias Melhor Maquiagem (para Valquiria Cardoso​), Melhor Efeitos Sonoros ou Trilha Fragmentada (para Arthur de Faria), Melhor Sonoplastia (para Arthur de Faria) e Melhor Adereços (para Valquiria Cardoso e Diego Steffani)​.

    Ainda no ano de 2019 "Das Cinzas Coração" integrou a programação do 22° Circuito Nacional Palco Giratório SESC, realizando apresentações e oficinas em diversas cidades nos estados do Piauí, Ceará, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Amazonas, Alagoas, Paraíba, São Paulo, Rondônia e Bahia, além do Distrito Federal. Também neste mesmo ano foi convidado a integrar a programação do CIRCOS - Festival Internacional SESC de Circo (SP).



Equipe de "Das Cinzas Coração" (de 2015 à 2019)
Quimera Criações Artísticas e Teatro Ateliê

    Neste ano de 2020 o espetáculo conta com uma nova formação, sendo agora estrelado pela atriz, bailarina e coreografa Letícia Paranhos que contracena com Jéferson Rachewsky, ator, palhaço, artista circense e também o diretor do espetáculo. Ambos são integrante da Quimera Criações Artísticas, cia. de Circo-Teatro que desenvolve uma intensa pesquisa nas linguagens da palhaçaria e da comicidade física. A trilha sonora executada ao vivo é da pianista e compositora Dunia Elias.

    Seguindo em sua intensa pesquisa cênica de aliar técnicas de clown/palhaço com o gestual do cinema mudo e dos desenhos animados, em 2017 estreia o segundo espetáculo da Quimera Criações Artísticas: “O Mirabolante Rei das Tretas”, unindo comicidade e crítica social dentro do atual cenário cultural e político brasileiro. Esta montagem foi vencedora do Prêmio Tibicuera de Teatro Gaúcho para Público Infanto Juvenil 2017 na categoria Melhor Atriz Coadjuvante para Juliana Wolkmer, e recebeu mais nove indicações: Melhor Espetáculo, Melhor Direção, Melhor Dramaturgia, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Cenografia, Melhor Figurino e Melhor Trilha Sonora. Em 2018 "O Mirabolante Rei das Tretas" integrou a programação local do 13º Festival Palco Giratório SESC de Porto Alegre e em 2019 da 21ª Mostra SESC de Culturas Cariri no Ceará.

Equipe de "O Mirabolante Rei das Tretas"
Quimera Criações Artísticas
(Foto by Adriana Marchiori)

    Outro destaque da Cia. é seu trabalho de formação através de oficinas e workshops ministradas no Rio Grande do Sul e em todo o Brasil.